Câmara Municipal aprova Plano de Carreira da Guarda Municipal
Câmara Municipal aprova Plano de Carreira da Guarda Municipal

Com plenário lotado e votação unânime, foi aprovado na manhã desta terça-feira (16), com 34 votos, o plano de carreira da Guarda Municipal de Curitiba. O projeto de autoria do executivo foi votado em primeiro turno e deverá retornar à pauta na sessão de amanhã.

A proposta altera a nomenclatura do cargo (antes denominado segurança municipal) e institui o crescimento linear dentro da carreira, considerando como critérios: tempo de serviço, trajetória e especializações. Para o ingresso (via concurso público), a novidade em relação à lei municipal 13.769/2011 é a exigência de exame toxicológico.

“Aprovar o plano de carreira é uma vitória não só para a Guarda Municipal, mas sim para Curitiba e todos os curitibanos que tem na GM um ponto de referência no atendimento e no auxílio às polícias civil e militar. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, me comprometo em agilizar o andamento das demais proposições que continuam tramitando na Casa em benefício da classe”, comentou Cristiano Santos.

Atualmente, segundo dados apontados no documento, Curitiba possui 1.489 guardas, sendo 1.353 homens e 136 mulheres que serão beneficiados com o novo plano de carreira.

Conecte-se