Cristiano Santos encaminha projeto para ampliação sistema de esgoto no bairro Abranches
Cristiano Santos encaminha projeto para ampliação sistema de esgoto no bairro Abranches

Procurado por moradores do bairro Abranches que sofrem com mau cheiro, um número alto de roedores em suas casas e quintais, o vereador Cristiano Santos (PV) encaminhou à Prefeitura a sugestão para a elaboração de um plano para ampliação da rede de captação esgoto junto da Sanepar.

Segundo os moradores, são inúmeras as residências que ainda hoje fazem despejo irregular direto nos rios ou em fossas individuais, o que acaba sendo prejudicial ao meio ambiente e coloca em risco a saúde de vizinhos próximos ou outras pessoas que eventualmente acabem utilizando a água contaminada.

“Curitiba tem sistema de captação de esgoto exemplar, contudo restam pontos na cidade para serem regularizados. Espero, com o pedido, poder ajudar a população que sofre com essa situação e também a Prefeitura com a identificação de pontos ainda não regularizados”, comentou Cristiano Santos.

O encaminhamento sugere que a criação de rede coletora de esgoto contribuirá para o plano municipal de despoluição dos rios, em especial a Bacia do Rio Barigui, a qual faz parte da região alvo do pedido.

No pedido o vereador ainda informa que já solicitou também à COHAB um estudo para a regularização de uma área dentro do bairro que ainda não aparece regularizada nos mapas de zoneamento da cidade, o que dificulta a ação da Prefeitura em realizar obras e garantir a infraestrutura básica para aqueles moradores.

Mapa Abranches