Em Brasília, Cristiano Santos busca apoio para criação de um Centro de Reabilitação para Transplante de Intestino em Crianças
Em Brasília, Cristiano Santos busca apoio para criação de um Centro de Reabilitação para Transplante de Intestino em Crianças

Uma parceria entre o vereador Cristiano Santos (PV) a Deputada Federal Leandre Dal Ponte (PV) e os Doutores Júlio e Henrique Wiederkehr do Hospital Pequeno Príncipe possibilitou uma audiência no Ministério da Saúde para a criação de um Centro de Reabilitação para Transplantes de Intestino em Crianças

Na reunião foi apresentada à Coordenadora Geral de Transplantes, Dra. Rosana Nothen, um convite para a participação do Congresso Luso Brasileiro de Transplantes, que acontecerá em 2017 em Foz do Iguaçu, no Paraná. Na sequência trataram da questão da criação do Centro de reabilitação para transplante de intestino.

A intenção da criação deste Centro, junto ao Hospital Pequeno Príncipe, será garantir um espaço para o tratamento de crianças que sofram da Síndrome do Intestino Curto (SIC) e outras complicações intestinais, em busca da recuperação e do controle da necessidade da realização do transplante, procedimento cirúrgico bastante invasivo e que representa um risco altíssimo ao paciente.

Outro ponto discutido na audiência foi o estabelecimento de parceria com uma empresa Francesa para o desenvolvimento de uma nova solução de preservação de órgãos. A solução é responsável por manter as características dos órgãos retirados da pessoa falecida e garantir sua vitalidade até o momento do transplante.

Segundo os Doutores, este material hoje é importado o que representa um alto custo dentro do processo de transplante de órgãos. A parceira tem por finalidade trazer uma sede da empresa para o território nacional, o que além de baratear custo, proporcionará um material de melhor qualidade.

Finalizada a reunião, Cristiano, os Doutores e a Deputada, participaram da audiência que discutiu estudos envolvendo a pílula do câncer com o Senador Álvaro Dias, forte aliado em na busca da criação do Centro de Reabilitação.

Conecte-se