Prejuízo de mais de 100 mil reais com danos em iluminação motiva pedido de informação na Câmara Municipal de Curitiba
Prejuízo de mais de 100 mil reais com danos em iluminação motiva pedido de informação na Câmara Municipal de Curitiba

Constantes têm sido os relatos de furtos de cabeamento elétrico, luminárias e danos a postes por toda a cidade. Além da insegurança causada pela falta de iluminação, os custos para reposição também aumentam anualmente.

Das regiões com maior incidência do problema, a ciclovia da Linha Verde sozinha já acumula mais de R$ 100 mil reais de prejuízo aos cofres públicos com os furtos, o que, num momento de contenção de gastos por parte da Prefeitura, evidencia a necessidade de uma ação mais efetiva por parte do Executivo Municipal.

A fim de saber se há alguma estimativa do prejuízo registrado com os furtos e a reposição dos materiais, um pedido de informações oficiais de autoria do vereador Cristiano Santos (PV) foi encaminhado a Prefeitura. No pedido, o vereador questiona também se os registros das ocorrências são feitos oficialmente à Polícia Civil. Se sim, quantos foram feitos nos últimos 2 anos e se existe algum meio de identificar os materiais furtados.

“Se estão acontecendo furtos com tamanha periodicidade é porque temos hoje um mercado que compra estes materiais e para isso, identificar quem furta, recebe e revende se faz tão importante quanto identificar os gastos e programar ações contra esse tipo de ação”, comentou Cristiano.

Além da identificação e do registro das ocorrências, o questionamento pretende saber se existe alguma medida preventiva para evitar novos furtos; se a Prefeitura estuda a instalação de câmeras de segurança no local e, dos casos registrados, se algum material chegou a ser recuperado.

Após tomar conhecimento do pedido de informações a Prefeitura tem até 30 dias para formular resposta ao vereador.

Conecte-se