Projeto de lei que pretende informar a população sobre tratamento público contra o tabagismo é aprovado na Câmara
Projeto de lei que pretende informar a população sobre tratamento público contra o tabagismo é aprovado na Câmara

O projeto de lei de autoria do vereador Cristiano Santos (PV), foi aprovado na manhã da última quarta-feira (11) pela Comissão da Saúde da Câmara Municipal de Curitiba. Apresentado em meados de 2013, o projeto tem por finalidade informar à todos os curitibanos, fumantes ou não, sobre o tratamento público contra o tabagismo.Segundo levantamentos realizados junto à Secretaria Municipal de Saúde, ainda na data de apresentação do projeto, Curitiba é a segunda capital em números de fumantes, com aproximadamente 20% da sua população. Deles, cerca de 76% tem vontade de abandonar o vício mas não tem condições de custear o tratamento particular.A apresentação do projeto veio somada a uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde no dia 5 de abril de 2013 que previa um aumento de R$ 12 milhões para o combate ao tabagismo, e com essa verba, expandir de 3 mil para até 30 mil unidades básicas de saúde que oferecem o tratamento, que inclui apoio psicológico, medicamentos, atendimentos educativos e terapêuticos.

“O cigarro é um verdadeiro mal para a sociedade e é nítida a quantidade de pessoas que acabam entrando neste vício. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é responsável por inúmeras mortes que normalmente relacionam-se ao câncer (boca, laringe, bexiga, pulmão, etc.), doenças coronarianas, doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças cerebrovasculares, e o gasto no tratamento das doenças acaba sendo muito maior do que o investimento feito para o combate ao tabagismo, por isso acredito que informar a população sobre o tratamento seja de fundamental importância”, comentou Cristiano Santos.

Aprovado pelas Comissões, o projeto segue agora para publicação em diário e deverá ir à Plenário, onde será discutido e votado pelos vereadores.

Conecte-se