Valores arrecadados com EstaR voltam a ser questionados na Câmara Municipal de Curitiba
Valores arrecadados com EstaR voltam a ser questionados na Câmara Municipal de Curitiba

Entre os anos de 2012 e 2013 Curitiba arrecadou mais de 30 milhões de reais com o sistema de Estacionamento Regulamentado, o EstaR. Os valores foram apresentados pela Prefeitura em resposta a um pedido de informações oficiais do vereador Cristiano Santos (PV).

Na ocasião, o pedido de informações deu início a um projeto de lei que pretendia a utilização de 70% do total arrecado com o sistema de estacionamento em benfeitorias para a cidade e melhorias no sistema cicloviário.

No começo do mês de Janeiro, um novo pedido de informações foi encaminhado à Prefeitura a fim de atualizar os valores arrecadados com o sistema que passou por algumas alterações na venda dos blocos de estar e regularização das notificações impostas a veículos estacionados flagrados sem o cartão ou com cartão já expirado.

O novo questionamento pretende saber o total arrecadado nos anos de 2015 e 2016; o número de notificações emitidas neste mesmo período e o valor que representaram. Ainda, a quantidade de notificações que acabaram sendo convertidas em multas por falta de regularização também nos anos de 2015 e 2016 e o montante que isso representou para a arrecadação municipal.

“O EstaR faz parte do cotidiano dos curitibanos e no último levantamento vimos que o valor arrecadado é bastante considerável, sua utilização ainda é uma coisa obscura e pouco se sabe sobre a destinação de todo esse valor” comentou Cristiano Santos.

O vereador ainda questiona se existem estudos para a implantação de sistemas eletrônicos para a compra de cartões nas ruas de Curitiba e, em caso positivo, a descrição dos projetos. Questiona também o número de comerciantes cadastrados para a venda de cartões de EstaR na cidade.

A partir do recebimento do questionamento a Prefeitura passar a ter 15 dias para encaminhar a resposta, prazo que pode ainda ser estendido por mais 15 dias em caso de necessidade para o levantamento dos dados solicitados.

Conecte-se