Valores arrecadados com o EstaR deverão trazer melhorias para a ciclovias, asfalto e calçadas
Valores arrecadados com o EstaR deverão trazer melhorias para a ciclovias, asfalto e calçadas

Após um levantamento realizado pelo vereador Cristiano Santos (PV) a respeito dos valores arrecadados com o sistema de Estacionamento Regulamentado (EstaR) e qual a destinação dada ao dinheiro neste ano, a Câmara Municipal de Curitiba recebe um projeto que pretende melhorar a aplicação dessa verba em favor da mobilidade urbana da cidade.

A ideia, apresentada em conjunto com o vereador Bruno Pessuti (PSC), é investir 70% do total arrecadado com o  EstaR, para a melhoria, manutenção e ampliação das ciclovias, implantação de pavimentação de ruas e adequação das calçadas de Curitiba.

Os investimentos deverão ser divididos na seguinte forma: 20% para a ciclomobilidade, 40% para implantação de asfalto definitivo e 10% para as calçadas da cidade. Os valores investidos pretendem dar maior fluidez ao trânsito, mais seguranças aos pedestres e também incentivar a utilização da bicicleta, meio de transporte que vem demonstrando uma grande adesão na cidade como alternativa para fugir dos engarrafamentos e da superlotação do transporte coletivo.

“Curitiba arrecadou entre os anos de 2012 e 2013 mais de R$ 30.000.000,00 com o EstaR, sendo que apenas 5% desse valor teve destinação específica, o Fundo Municipal de Apoio ao Deficiente. Esse projeto de Lei, apresentado com o vereador Bruno Pessuti, prevê que a população contemple mais transparência no gasto do dinheiro público e, principalmente tenha o valor investido em problemas da cidade que nunca são solucionados devido ao argumento da Falta de Orçamento”, comentou Cristiano Santos.

O projeto deve passar a tramitar pelas comissões temáticas da Casa nos próximos dias.

Conecte-se