Vereador busca apoio para instalação de Instituto especializado em transplante de intestino em Curitiba
Vereador busca apoio para instalação de Instituto especializado em transplante de intestino em Curitiba

IMG_7452Acompanhado pelos Doutores Júlio e Henrique Wiederkehr, o vereador Cristiano Santos (PV), esteve na tarde da última segunda-feira (22), em reunião com a Deputada Federal, Leandre Dal Ponte (PV), em busca de apoio para a viabilização da implantação de um Instituto especializado em transplante de intestino em Curitiba.

O transplante de intestino é a única opção de vida de para crianças que nascem com a Síndrome do Intestino Curto (SIC), e que por conta disso acabam sendo submetidas a nutrição parental, quando há a necessidade da utilização de um cateter especial para que os nutrientes necessários para o organismo sejam injetados direto na veia do paciente.

A ideia da instalação de um centro especializado neste procedimento é trazer para o Brasil esta intervenção cirúrgica que hoje é realizada apenas em Miami, nos Estado Unidos, pela equipe chefiada pelo médico brasileiro, Dr Rodrigo Viana e que demanda um alto custo, o que por vezes, acaba inviabilizando a realização do procedimento.

“Levar a ideia adiante é de extrema importância em primeiro lugar pelas vidas que poderão ser salvas e também para garantir mais qualidade de vida para os pacientes que precisam passar pela fase de preparação para a cirurgia”, comentou Cristiano.

Como resposta ao pedido do vereador e vendo a importância do projeto a parlamentar comprometeu-se em buscar apoio dentro da Câmara Federal a fim de tornar viável a instalação do instituto que teria como cede o Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba.

“O Hospital Pequeno Príncipe é referencia no atendimento à crianças e adolescentes em todo o Brasil e tenho certeza que, com a implantação do Instituto para transplante de intestino, poderá salvar ainda mais vidas”, afirmou a Deputada.

A proposta segue agora para Brasília onde deverá ser discutida em busca de apoio para a viabilização de sua execução.

Conecte-se