Vereador Cristiano Santos pede atenção para trens no perímetro urbano
Vereador Cristiano Santos pede atenção para trens no perímetro urbano
Foto: Aliocha Maurício

Foto: Aliocha Maurício

Motivado pelo acidente que deixou 8 pessoas mortas em São José do Rio Preto (SP), o vereador Cristiano Santos (PV), pronunciou-se durante a sessão plenária desta segunda-feira (25), para pedir atenção a circulação de trens no perímetro urbano de Curitiba e Região Metropolitana.

Segundo um levantamento apresentado pela rádio Band News FM, no mês de agosto deste ano, o número acidentes com composições férreas em Curitiba aumentou cerca de 20% com relação ao último ano, quando foram registrados 5 acidentes durante os 12 meses. Em 2013 dentro de apenas 8, meses 6 acidentes foram registrados.

Em seu pronunciamento, Cristiano pede que seja verificada a situação e a viabilidade de alteração das rotas, evitando que os trens passem pelo centro da cidade e por regiões populosas, reduzindo assim o risco de acidente e garantindo mais segurança para quem mora perto da linha férrea.

“Mais uma vez falamos de acidente com trens e isso pode ser uma tragédia anunciada, o de hoje não foi em nossa cidade, mas podemos usá-lo como exemplo. Tratar desse assunto torna ainda mais evidente a necessidade desta Casa tomar providência e estudar a possibilidade em desviar trens de carga das áreas urbanas, reduzindo assim o risco a que inúmeras famílias são expostas diariamente”, comentou Cristiano.

Curitiba conta hoje com cerca de 50 passagens de nível (cruzamentos onde a linha férrea é transposta por ruas dando passagem a carros e pedestres), e a presença da linha férrea que atravessa 12 bairros bastante populosos como o Barreirinha, Cajuru, Hugo Lange, Tatuquara, dentre outros localizados também na Região Metropolitana.

Conecte-se